Parece difícil pensar em um quarto de casal em um apartamento pequeno, pois a premissa principal dele é acomodar uma cama grande. O problema, segundo os arquitetos, é que ao longo dos anos os quartos ficaram menores, e os colchões, maiores.
“Querem colocar uma king size de 2 m por 2 m em um cômodo de 3,6 m por 4 m. Mas muitas vezes é inviável, porque você precisa de um espaço entre ela e a parede para circular e até para poder arrumá-la. Essa medida mínima é de 70 centímetros, mas quanto maior, melhor”, explica o arquiteto. “A cama não é como a de solteiro, que você pode encostar na parede ou colocar em uma quina. Tem de ter o vão dos dois lados para que ninguém fique preso entre o parceiro e a parede”, completa.
Para deixar o quarto do casal mais amplo, podemos usar as mesmas dicas do resto da casa. O segredo é fazer o ambiente parecer maior. Truques clássicos como usar espelhos para dar profundidade e acessórios leves, como cortinas em cores neutras e claras, dão certo. Os móveis vêm em pequena quantidade e grande funcionalidade. Prefira madeiras claras ou aposte no branco.
Uma dica não tão básica é se livrar do criado-mudo. Ou ainda, aproveitá-lo ao máximo para guardar coisas. “Dá para fazer um quarto sem criado mudo, substituindo por uma mesa lateral ou pelo criado de um lado só da cama. Ele pode guardar coisas que você não colocaria no armário, miudezas como relógio, bijuterias, documentos e até lingerie.